top of page

O que preciso saber para ser bem sucedido em minha prática?

Atualizado: 25 de ago. de 2022


Por que praticar?

Conscientes dos problemas que enfrentamos hoje em dia, em contato constante com a violência física e psicológica, entendo que, com a prática do yoga e seus estudos filosóficos, a vida se torna mais fácil de ser vivida. A prática proporciona um corpo são, uma mente afiada e uma fé inabalável em si próprio e no criador. Tudo passa a ser possível!


O trabalho físico e o trabalho intelectual


Hoje sabemos que nossa mente, nossos pensamentos, nossa fala e nossa forma de agir e reagir, frente às circunstâncias do dia, dependem da nossa bioquímica. Segundo os cientistas, a mente não está somente no cérebro, mas também em inúmeras moléculas, espalhadas por todo o corpo; são as chamadas moléculas emocionais. Todas as emoções que sentimos e vivenciamos desde a nossa estadia no ventre da nossa mãe, estão gravadas nestas moléculas. É impossível deletar as informações ruins e manter somente as boas. No entanto, é possível usar essas informações como aprendizado e, desta forma, memorizar e construir novo padrão de emoções, com o objetivo de viver mais feliz.

Para se conseguir esse objetivo é importante, em primeiro lugar, tomar muito cuidado com aquilo que ingerimos; a alimentação deve ser correta. Mas isto é um assunto que fica para outra oportunidade.

Os oito Angas/Passos (Ashtanga de Patanjali)


Entre 300 anos a.C. e 300 anos d.C., não se sabe ao certo, o sábio e filósofo Patanjali reuniu todos os conhecimentos sobre yoga disponíveis até então, e os codificou em um célebre tratado, denominado: Sutras de Patanjali.

A sabedoria ali contida serviu de inspiração para os mais importantes psicanalistas e filósofos contemporâneos e seculares.

A essência de seus ensinamentos se resume em colocar que todo o sofrimento do ser humano é devido à sua ignorância, à falta de conhecimento que tem da sua natureza primordial. e apresenta a solução para o problema, propondo uma conduta mental, física e intelectual através de uma sequência de 8 passos (angas), que devem ser perseguidos e praticados arduamente.

Abaixo segue um pequeno resumo destes ensinamentos. Oportunamente estudaremos cada um deles de forma mais aprofundada.

Os oitos Angas de Patanjali: Os quatro primeiros passos, logo abaixo, podem ser considerados como práticas externas ou preparatórias, pois sem elas não há como se obter êxito nas fases seguintes.

1. Yama: O comportamento da pessoa e suas atitudes com o mundo exterior.

2. Niyama: O comportamento da pessoa consigo mesma.

3. Asana (posturas): A prática de posturas psicofísicas e suas influências no comportamento; conferem saúde física, mental e emocional.

4. Pranayama: Controle e expansão da energia vital, conhecida como prana, através de técnicas de respiração. Os quatro últimos passos, a seguir, trabalham com o mundo interno do praticante e gradualmente o conduzem à meditação: 5. Pratyahara: Rompimento da mente com os sentidos e as formas externas. É algo parecido com escutar sem ouvir, olhar sem ver, sentir sem tocar. 6. Dharana: Concentração, sustentação, que pode ter como apoio um objeto para observação. Por exemplo, a respiração, um símbolo, uma deidade, uma vela. 7. Dhyana: Concentração extrema, meditação. A mente se move numa direção única; ela e o objeto já não são duas coisas separadas, mas apenas uma. Nada mais incomoda. 8. Samadhi: Iluminação; desaparece a sensação do corpo e da mente; apenas a essência pura original que alimenta o ser é percebida.

Como praticar!


1. Que roupa devo usar para a prática: Roupa leve e confortável, que não atrapalhe os movimentos, preferindo o conforto ao modismo. 2. Qual o melhor horário: A prática vai dizer qual o melhor horário. O praticante deve testar praticar pela manhã, à tarde, no fim do dia e à noite, para descobrir aquele que lhe favorece mais. 3. Onde praticar: De preferência em um local tranquilo e arejado.


4. Acessórios para a prática: o ideal é usar uma esteira que permita aderência, estabilidade e equilíbrio nas posturas. Pode-se também usar blocos do tamanho de tijolos, normalmente feitos de borracha ou similar, para ajudar os iniciantes nas posturas de apoio para as mãos. Cintos ou cordas ajudam para as posturas de alongamento e torções. 5. Alimentação: De preferência uma alimentação leve duas horas antes da prática.

*Importante: para uma prática segura não ultrapasse seus limites;

controle seus impulsos e sua ansiedade. Yoga não é para um momento, é para toda a vida. **Antes de iniciar qualquer exercício físico, seja de posturas ou outros, lembre-se da importância de consultar um médico.


Pratique Yoga e seja feliz! Namaste, J. Domit



bottom of page