YOGA - RAIZ E SIGNIFICADO

June 23, 2017

 

 

A palavra yoga tem origem na raiz sânscrita yuj, que significa unir, ligar, podendo também ter o sentido de jungir, controlar, colocar sob jugo. Em sânscrito a palavra é do gênero masculino e escreve-se com “y”, yoga. Neste caso a pronúncia se faz com um “o” fechado. Entretanto, em português, conforme se lê no dicionário Aurélio, a palavra é escrita com “i”, ioga, do gênero feminino e sua pronúncia se faz com um “o” aberto. Pronuncie como quiser...

 

Mas qual a conotação de unir? Como se traduz essa união no sentido filosófico? Entende-se que a união sugerida pela palavra tenha como sentido essencial a proposta final do ser humano; a busca do casamento do corpo com a mente e, na sequência, o seu casamento com o Criador, tal qual o planeta terra em sua relação com o universo. Esta parece ser uma boa proposta para o significado da palavra Yoga.

 

Sócrates, eminente filósofo grego, teve como principal citação a frase: “conhece-te a ti mesmo”. Muitos a repetem nos almoços e encontros sociais, como se esse autoconhecimento fosse uma coisa corriqueira e fácil de se conseguir. O fato é que o autoconhecimento não se refere apenas ao sentido psicológico ou metafísico, mas também ao sentido anatômico. Um exemplo ilustrativo da falta de um mínimo de autoconhecimento aconteceu em uma de minhas aulas, quando perguntei a um aluno se ele poderia apontar a localização do seu fígado. Como resposta ele colocou a mão sobre a região do seu baço.

 

Para um outro aluno perguntei: do que depende a sua felicidade? A sua resposta foi o silêncio, porque na verdade ele sabia que queria ser feliz, mas não o que o tornaria feliz. Saúde? Amor? Posição Social? Dinheiro? Ou seja, não se conhecia o suficiente para dar uma resposta segura..."Yoga promove o autoconhecimento."

 

Acima vimos que a raiz sânscrita yuj também significa “colocar sob jugo”. Mas, colocar o que sob jugo é a grande questão e a resposta pode estar em outra pergunta:  você domina as suas emoções ou é subjugado por elas?
 

No nosso próximo artigo abordaremos o tema “colocar sob jugo”

Namastê
J.Domit

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Aquivos em Destaque

O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA SER BEM SUCEDIDO EM SUA PRÁTICA

September 20, 2017

1/5
Please reload

Arquivos Recentes