Yoga: colocar sob jugo




YUJ: Colocar sob Jugo = Exercer o domínio

Eu quero, eu quero, eu quero, é o que o mantém vivo, a constante esperança de conseguir o que “pensa que quer”. A característica do Ser Humano de ser insaciável tem seu lado bom e seu lado ruim. Seu lado bom é o de alavancar a criatividade, o progresso, o desenvolvimento, o avanço da tecnologia, a criação de empregos, a farmacologia e afins.


Seu lado ruim é a ambição desmedida, que toma a dianteira e passa por cima dos sentimentos de respeito aos semelhantes, sejam pessoas ou animais e à própria natureza. Mas, sobretudo, o fato de não trazer a felicidade, posto que faz com que se perca o respeito próprio. É neste ponto que entra o exercício do seu domínio sobre os seus impulsos, é quando você coloca as suas emoções sob jugo e as obriga a trabalharem a seu favor e não o contrário.


Ao responder as questões abaixo provavelmente você começará a ficar mais íntimo de si mesmo:

- Você está totalmente satisfeito com o seu Corpo?

- Você está totalmente satisfeito com a sua Alimentação?

- Você está totalmente satisfeito com o seu Trabalho?

- Você está totalmente satisfeito com a sua Família?

- Você está totalmente satisfeito com a sua Coragem?

- Você está totalmente satisfeito com a sua Conduta?

- Você está totalmente satisfeito com o seu Emocional?

- Você está totalmente satisfeito com os seus Sentimentos?

- Você está totalmente satisfeito com a sua Fé?


Exerça o Domínio Pacífico sobre as suas Emoções. Já se sabe hoje que a inteligência não é mais definida pela capacidade de resolver equações complexas, mas pela capacidade de usar suas emoções a seu favor, usá-las para criar e construir sua felicidade, a qual, objetivamente falando, requer saúde, alegria, realização material e profissional, social, sentimental e familiar. Sabemos que a realização material, a mais buscada pelas pessoas, seja módica ou não, de fato tem grande peso neste equilíbrio e desta realidade não se pode fugir..., mas não basta, é preciso bem mais!!!


Para conquistar essas realizações você depende não somente da sua vontade, mas da sua saúde física, mental, da sua bioquímica em estado de equilíbrio (sem a qual suas emoções se tornam desequilibradas), de disciplina, método, perseverança e fé.


“Esta é a Proposta essencial do Yoga.”


Namaste,

J. Domit


Artigos Recentes
Arquivo
Siga a gente!
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social
CONTATO
SIGA-NOS
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • YouTube - círculo cinza

Celular/WhatsApp: (11) 95943-6079

© 2021 Instituto Patânjali - Desde 2002